
Conheça a influência da música no local de trabalho
Por Juliana Freitas
O que muitas empresas pensam que prejudica o rendimento de seus funcionários pode ser desmistificado através de pesquisas que comprovam que a música no local de trabalho pode ter efeitos benéficos na produtividade.
Pesquisa realizada na Europa, por uma produtora de assessórios multimídia para computadores, revelou que 75% dos trabalhadores que ouvem música no seu local de trabalho declararam que a música ajuda a relaxar ou a se concentrar melhor no desempenho das tarefas.
O estudo aponta que 8 em cada 10 europeus ouve música no seu local de trabalho, e a maioria desses trabalhadores afirma que a música é determinante para um melhor desempenho. 44% declaram que a música é uma fonte de inspiração e 24% acreditam que contribui para aumentar a produtividade global.
Dentre os gêneros preferidos para aumentar a inspiração e a eficiência no trabalho, o Pop foi escolhido por 62% dos entrevistados.
Um outro estudo, desta vez realizado pelo psicólogo Adrian North da Universidade de Leicester, na Inglaterra, também apresenta resultados interessantes que confirmam os dados. A pesquisa realizada pelo psicólogo reforça a hipótese de que a música pode influenciar na produtividade no local de trabalho. O estudo explica que, se o trabalhador está realizando um trabalho repetitivo simples, a música rápida pode melhorar a moral da força de trabalho e realmente aumentar a produtividade em até 20%, em alguns casos.
A psicóloga Bianca Zórtea utiliza a música em suas palestras, treinamentos, cursos e também em sua empresa. Para ela, a música é um elemento que agrega no sentido de descontrair, unir as pessoas e serve até mesmo como um estímulo à criatividade.
Mas a psicóloga faz uma ressalva mostrando que existem os dois lados quando se trata de individualidade. "Da mesma forma que há pessoas que se sentem bem ouvindo música, existem aquelas que se desconcentram facilmente, o que pode piorar o rendimento", explica.
Outro aspecto a ser observado, segundo Bianca, é quanto à escolha do repertório. "Temos que ter ciúme do nosso ouvido. Músicas tristes, como as que falam de miséria e traição podem prejudicar o ritmo da equipe. É importante saber selecionar o que ouvimos, não apenas no local de trabalho, pois falamos o que ouvimos e vivemos o que falamos, por isso devemos ter certo cuidado com as músicas que escolhemos", explica e adverte: "O ideal é que sejam músicas que tenham boas letras, mas também não sejam tão animadas para não descontrair demais", ressalta.
Thiago Araújo, funcionário de um supermercado de Palmas que aderiu à música ambiente, comenta que o fato de trabalhar ouvindo música motiva seu trabalho. "Quando estamos desanimados, a música descontrai e anima a gente", diz. Paulo Henrique, funcionário da mesma empresa, compartilha da opinião: "Acho muito bom trabalhar ouvindo música, a gente se distrai e trabalha melhor", declara.
O link para esta matéria publicada no O Girassol é: http://www.ogirassol.com.br/paginaviver.php?idnoticia=9843